Cuidando das emoções em casa

Por que é importante cuidar das emoções?

O desenvolvimento integral da criança é constituído e atravessado pelas interações que ela estabelece com o mundo a sua volta, por isso a socialização é um fator de grande impacto para o fortalecimento emocional das crianças. A afetividade tem uma profunda relação com o desenvolvimento cognitivo das crianças, exercendo uma grande influência no desenvolvimento.
Com isso, o momento atual de isolamento social e a interrupção abrupta de vínculos afetivos entre família e escola, criança e professor, pede que uma atenção especial aos impactos emocionais e na construção de estratégias para ajudar as crianças a lidar com as emoções de forma saudável.

Como podemos fortalecer o emocional das nossas crianças?

Organizar a rotina familiar é um fator chave para que a criança se sinta segura e acolhida. Manter horários fixos de estudo e lazer, por exemplo, traz uma sensação de “saber o que está por vir” e consequentemente produz uma sensação de tranquilidade.
Falar sobre sentimentos é uma prática que precisa ser contínua no dia a dia da família, as crianças precisam ser incentivadas a falar sobre suas emoções assim como a família. Para que isso seja possível é preciso acolher e compreender toda expressão emotiva das crianças, questionando sobre sentimentos e sensações para que estes sejam percebidos mais facilmente por elas.
Ajudar no exercício do autocontrole também é um fator de grande impacto no desenvolvimento emocional. Esse exercício é necessário, pois nem sempre a criança consegue expressar o que sente de forma saudável e os pais, principalmente na primeira infância, se tornam um regulador externo das emoções, ou seja, enquanto as crianças ainda estão aprendendo habilidades de autogestão os pais e outros adultos exercem essa função.

Como ensinar habilidades de autogestão emocional para crianças?

1º Ensine a criança a identificar e nomear as emoções básicas como felicidade, tristeza, medo, surpresa e raiva. Todas as emoções são importantes então evite reprimir os sentimentos do seu filho.

2º Fale sobre as sensações e pensamentos que podem surgir quando sentimos essas emoções. Exemplo: Quando estamos com medo, temos a sensação de frio na barriga e tremedeira e as vezes pensamos que estamos sozinhos.

3º Ensine seu filho a expressar as emoções de forma saudável, aprendendo a lidar com a ansiedade com técnicas de relaxamento. Peça para a criança inspirar lentamente pelo nariz contando até três e depois expirar pela boca, essa técnica ajuda no relaxamento oxigenando o corpo corretamente.

4º Promova o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, ensinando seu filho a pensar no que pode ser feito para resolver o obstáculo, apresente ideias e sugestões de atitudes e incentive-o a colocar em prática.

Marina Campos da Silva, Psicóloga Escolar. CRP 13/8654