Ler histórias para os filhos antes de dormir pode fortalecer os laços parentais e aguçar a criatividade dos pequenos. O bem estar é garantido quando os pais reservam um tempo com os filhos. Entretanto, uma nova pesquisa aponta que apenas três em dez pais têm este hábito diariamente.

Como o estudo foi feito
A pesquisa entrevistou 1,000 pais e descobriu que 97% deles enxergam a importância da leitura. Além disso, 58% deles afirmaram que ler histórias para os pequenos antes de dormir pode fortalecer o vínculo parental. Entretanto, apenas 30% dos pais mantêm esse hábito diariamente.

O que impede os pais de lerem aos filhos
Apesar de seis a cada dez pais concordarem que ler para os filhos ajuda no aprendizado linguístico deles, alguns fatores barram este tipo de atividade. Rotinas intensas de trabalho e diversos filhos para criar lideram a lista de motivações pelas quais os pais não conseguem ler histórias para os pequenos antes de dormir.

Além disso, existem as dificuldades financeiras para comprar os livros infantis. E o acesso às obras em bibliotecas pode ser dificultado levando em consideração a localização dos pais e a condição financeira.

Por que você deveria ler para os seus filhos?
Segundo um estudo norte-americano, além das melhorias cognitivas, ler para os filhos também traz benefícios comportamentais. Os pesquisadores também perceberam a relação desse método com a redução da hiperatividade nas crianças.

“Quando os pais lêem mais para as crianças e brincam mais com elas, eles têm a oportunidade de pensar sobre os personagens e seus sentimentos sobre eles. Eles aprendem a usar palavras para descrever os sentimentos complexos. Isso permite que eles controlem o próprio comportamento quando têm sentimentos desafiadores como raiva e tristeza”, afirma Alan Mendelsohn, um dos autores do estudo ao New York Time.

Fonte: Minha Vida

Leave a reply
Hábitos que os pais podem transformar na educação dos filhosValores que o esporte pode ensinar a seus filhos

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *