Vida Escola | Projetos
  • O desenvolvimento do trabalho pedagógico ocorre por meio de projetos educativos ao longo do ano letivo, sendo eles:

    No mês de setembro acontece a Mostra de Atividades, um projeto multi e interdisciplinar sobre um tema que é trabalhado ao longo do ano letivo, envolvendo diversos aspectos. Sua finalidade é promover o conhecimento através da teoria e da prática, abarcando atividades que são desenvolvidas para proporcionar reflexão através de ações interdisciplinares e integradas, com situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades a todos os educandos. De grande porte, o projeto é aberto ao público, permitindo a visita da comunidade aos trabalhos produzidos pelos nossos alunos.

    A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promover o hábito nas crianças é importante para que elas cresçam sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e desenvolve um potencial crítico, para então questionar, duvidar e, com isso, saber mais e expor opiniões sem medo. A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. Com o objetivo de estimular no educando um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizado frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-o a se tornar um sujeito leitor e escritor, este projeto visa, ao longo do ano, contribuir para que ele tenha a possibilidade de, usando sua criatividade, recontar, a partir dos seus pontos de vista, histórias através de livros paradidáticos. A culminância do projeto acontece no mês de novembro.

    Este projeto acontece no mês de junho e tem o objetivo de resgatar e manter viva a cultura e os costumes do nosso povo e estimular as crianças a valorizarem nossa região nordeste. A culminância desse projeto é baseada na tradição nordestina, com apresentações e comidas típicas, num ambiente totalmente transformado em um verdadeiro arraial.

    A aula de campo constitui-se numa prática de fundamental relevância para a uma melhor compreensão e leitura do estudante, principalmente, pela possibilidade de estreitamento que estabelece entre teoria e prática. Nas aulas ocorre uma interação disciplinar através de uma abordagem de temas relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da realidade. São elas que permitem aos alunos relacionarem vários conceitos, valores, procedimentos e atitudes às suas práticas cotidianas. São aulas diferentes, interativas, prazerosas e criativas, nas quais professores e alunos, além de adquirir todo conhecimento, estreitam os laços da confiança e amizade, carregando esses sentimentos de volta para o espaço da sala de aula e para além dos muros da escola.